
G1
Com a publicação da Lei 14.454 no Diário Oficial da União, no dia 21/09/2022, está definitivamente derrubado o chamado “rol taxativo” para a cobertura de planos de saúde. Assim, as operadoras de assistência à saúde serão obrigadas a oferecer cobertura de exames ou tratamentos que não estão incluídos no rol de procedimentos e eventos em saúde suplementar.
A lei foi uma resposta da mobilização de associações de pacientes usuários de planos de saúde contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, em junho deste ano, decidiu que os planos só estariam obrigados a financiar tratamentos listados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (Reps).
G1
Aos dois anos de idade, o filho de Larissa Sanches apresentou características de seletividade alimentar. “Augusto possui transtorno do espectro autista (TEA) e começou a ficar bem seletivo e a rejeitar a maioria das comidas, principalmente fruta e verdura”, explica a mãe.
A recusa alimentar, pouco apetite ou desinteresse pela comida é uma preocupação de muitos pais. Afinal, a má alimentação pode gerar comprometimento a curto e a longo prazo para a criança, como explica a pediatra e hematologista Tayrine Fernanda Micheli de Oliveira.
JM on-line
Uma lista que restringe a cobertura de tratamentos e medicamentos, elaborada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tem tirado o sono das famílias de pessoas com deficiência, pacientes com doenças raras, crônicas e câncer. Isso porque essas parte da população pode ficar desassistida pelos convênios médicos, que são pagos, caso o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decida como taxativo o rol proposto pela ANS.

G1
Terapia intensiva possibilita mais autonomia nas tarefas diárias
Criada pelo terapeuta ocupacional brasileiro Leonardo de Oliveira, a técnica se espalhou pelo mundo e já ajudou mais de 5 mil crianças em todos os continentes. Em entrevista à NeuroHabilitar, o terapeuta explica que criou a técnica para auxiliar o filho que nasceu com paralisia cerebral. “Hoje, meu filho é independente, faz faculdade e até dirige”.